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12 de mar de 2012

Alimentação

Há pessoas que se preocupam muito com isto, que contam as calorias todas que comem, que controlam tudo.Outras comem de tudo,não engordam.Outras ainda comem sem se importarem de como vão ficar ( e sim, eu conheço gente assim)..
Enfim.Mas muitas vezes até nos sentimos bem e tal, comemos uns doces aqui outros ali, depois temos uma alimentação equilibrada ao longo dos dias.Alimentação equilibrada o que é isso?Olhem é comer praticamente de tudo sem exagerar. Nem muita fruta, nem muitas fibras, nem muitos hidratos de carbono..
Claro que uma pessoa que pratica muito desporto não tem as mesmas necessidades calóricas,que uma pessoa que esteja todo o dia sentada em frente ao computador..
Os nutricionistas aconselham a fazerem-se pelo menos 5 refeições por dia.
Olhem,vou-vos apresentar sugestões para as refeições de um dia.
Dieta equilibrada:
Pequeno almoço: Tigela de flocos e uma peça de fruta ; Copo de leite ( natural ou achocolatado) e duas torradas ( ou croissant) com manteiga e fiambre ( ou geleia, chocalate..)
Lanche da manhã: É importante fazer mini-refeições ao meio da manhã e da tarde.Por exemplo de manhã come uma sandes, ou um bolo no bar da escola ou leva de casa.Acompanhados por sumo ou leite.
Almoço: geralmente almoças na cantina da tua escola,nada de ir comer ao bar da escola, que isso não te põe alimento nenhum. Mas se não comes na cantina e almoças em casa, come sempre sopa,salada, arroz ( ou batatas ou massa),com algum tipo de peixe ou carne.
Lanche da tarde: Uma sandes,um copo de leite ou sumo vem mesmo a calhar.
Jantar:Como comeste carne ao almoço agora varia com peixe.Ah e não te esqueças de comer sopa.Sempre!E salada também E uma peça de fruta, e porque não ás vezes,uma sobremesa.

Dieta para engordar:
Sim, enquanto umas pessoas querem emagrecer outras querem engordar.
Esta dieta tem como base muitos hidratos de carbono, lípidos e glícidos.Mas não te vais pôr propriamente a comer 5 pacotes de batatas fritas ao dia.Se queres engordar engorda com saúde.Algumas pessoas que engordam com mais facilidade que outras.Mas também tem a ver com o seu modo de vida,se praticam muito desporto é natural que tenham mais dificuldade em engordar.
Pequeno almoço: Leite achocolatado, croissant com chocolate ( ou fiambra com manteiga, doce..).
Lanche da manhã : Nem que seja uma barrinha de chocolate por dia..
Almoço: Tem que ter muitos hidratos de carbono, como uma lasanha, batatas fritas com frango etc. Mas também dá jeito fazer-se um almoço leve ás vezes.E nada de esquecer a sopa.
Lanche da tarde: Uma sandes e um copo de leite achocolatado.
Jantar: Vamos variar um bocadinho, se comestes muitos hidratos de carbono ao almoço,faz uma refeição ligeiramente mais leve,para o corpo estar equilibrado.

Dieta para emagrecer:
Esta dieta é essencialmente composta por fibras.Porquê? Porque as fibras não são digeridas nem absorvidas pelo organismo.Mas também tem que se comer outras coisas claro,não pode ser só fibras.
Pequeno almoço: Cereais integrais.Ou pão integral com manteiga light, com um copo de leite (não tem de ser necessariamente leite magro).
Lanche da manhã: Sim deve-se comer ao meio da manhã, para não se ter fome e atacar a comida toda do almoço em exagero.É um mito que quanto menos refeições comeres mais emagreces, pelo contrário, por exemplo não comes o pequeno almoço claro que vais estar cheia de fome para o almoço.Ao meio da manhã come umas bolachas integrais ou uma peça de fruta,uma maçã por exemplo.
Almoço: Sopa,sempre (até porque ela vai encher-te um bocado, e vais ter menos fome para o resto.Muita salada,pouca massa (é riquissima em hidratos de carbono),arroz principalmente e nada de carnes gordas como o leitão..
Lanche da tarde: Se no da manhã comeste bolachas integrais come agora uma peça de fruta.
Jantar: Porque não uma coisa leve para a noite?Uma salada por exemplo.Quando digo salada não é uma folha de alface! Não exageremos.
Aconselho-te a uma vez por semana,permitires um miminho a ti própria.Um chocolatinho não faz mal,só uma vez por semana.Como o fruto proibido é o mais apetecido,é melhor dares-te a esse luxo do que num momento de puro descontrolo comeres muitos logo de seguida.
Bebe muita água,até porque a água não tem calorias.
Faz as aulas de educação fisica, esforça-te.Pratica exercicio , mas nada de exageros.
Nada de saltar refeições. Ou de não comer praticamente nada durante o dia.Nada de vomitar o que come.Nem esconder comida dos pais,nem dos amigos.

E vocês ? Que tipo de alimentação têm?Gostavam de emagrecer, engordar?Ou simplesmente manter o peso?
Beijos *.*

2 comentários:

Catarina Santos disse...

Olá :) gosto do blog e vou sigo :)
eu as vezes sinto que preciso de emagrecer, outras de engordar e as vezes quero manter o peso x) um pouco esquisito, mas com este post deste-me algumas "coisinhas" que vou por em pratica de vez em quando :D

GirlOnSmile disse...

Obrigada fofa :)
Está bem, fazes bem.. :p
Beijos *.*