Páginas

14 de mar de 2013

Universidade & Médias

Sei que há universitários por aqui espalhados pela blogosfera,e preciso mesmo da vossa ajuda,já que não consigo obter respostas e as que obtenho são todas diferentes.Então é o seguinte:
  • Uma amiga minha diz que só precisa das notas das disciplinas especificas para entrar no curso que quer.Por exemplo,o curso pede Biologia e Matemática A,as notas (exames incluidos)fazem a média so elas, e entra-se no curso.Ela diz que as notas ás outras disciplinas não interessam,e so interessam as que são necessárias ao curso.A minha dúvida é:Isto é verdade?Só precisamos das notas das disciplinas especificas ou a média entre todas as outras conta também ?
  • Qual é a diferença entre o Ensino Privado e o Ensino Público?Estou a falar em termos de valores monetários.
Bem,eu ando a ficar assustada com isto tudo.Passo a explicar,o cursoque eu quero (Ciencias Forenses e Criminais),só tem 2 pontos de acesso no país,Lisboa e Porto,e acontece que são ambas no Privado e eu queria saber se a diferença é muito muito grande,visto que não há Universidades Públicas com o meu curso,e se a diferença for grande já tenho outro curso em mente (Psicologia Criminal),mas pronto o que eu queria é o primeiro,mas preciso destas informações.
Se for possivel ajudar,ajudem,a sério!

P.S: Acabei de descobrir que a minha segunda hipótese só há também em privadas,isto está lindo está. :/

27 comentários:

Smile Teen disse...

Eu não tenho bem a certeza mas um primo meu afastado (ele trabalha na Lusófona) disse-me que nas privadas são uns 500€ mensais e nas publicas são uns 1000€ anuais, mas não tenho bem a certeza se são estes os valores corretos!
Espero ter ajudado :)

Pretty in Pink disse...

Epaaaa eu entrei a 6 anos na universidade e não era nada assim...fazia media com os tres anos de liceu, as especificas eram so uma percentagem, mas agora nao sei como funciona...

Beijinho*

Where is...the Perfection? disse...

Credo,um mês na privada é metade de um ano na publica...
Ajudas-te sim :)

Where is...the Perfection? disse...

Okay,obrigada :)

Ana Laranjeira disse...

A grande diferença é mesmo o pagamento das propinas . Na privada pagas 3000 euros por ano de privada , na publica pagas 1000euros. Estes 3000 euros não te pagam a alimentação , transportes e material escolar. Mas ouvi dizer que o curso é o esperado. E estou a falar do Ismai .

Ana Coelho. disse...

Para entrares para a faculdade (dependendo da faculdade, mas isso tens de ver), existe faculdades que só pedem uma prova de ingresso e outras pedem duas. Se pedir uma, tens de ver a melhor nota dos teus 4 exames nacionais para te candidatares com essa mesma nota, caso peçam dois, podes escolher entre os exames bienais e tri.
As outras disciplinas contam claro, para a média geral, mas vejamos o seguinte: Caso tenhas uma óptima nota no exame nacional de matA ou bio., à partida entras porque usas essa/s disciplina/s como prova de ingresso. É verdade que se tiveres 9,5, serás das últimas pessoas a entrares e se entrares... Mas no teu caso, como é privada a faculdade, basta teres 9,5 e seres das primeiras a inscrever-te e a pagares o 1º mês, isto porque, verdade seja dita, nas privadas tu entras na boa, o que eles querem é alunos que paguem ao final do mês.
Se tens dúvidas, na minha opinião deves de escolher o curso que te dá direito a ires para uma pública, isto por alguns motivos:
1º o ensino privado é raro dar a bolsa, e nunca chegas a pagar menos que 280€ por mês + livros + almoços + transportes (tudo isso fica muito caro) e dependendo dos anos que o teu curso exige, tirares um curso numa privada ronda os 3500€ (+/-) por ano, ou seja, um curso de 4 anos numa privada fica-te em 14 mil euros, enquanto que numa pública, as propinas rondam os 1050€ por ano, ou seja, 4 anos numa pública ficaria-te por volta dos 5 mil€, o que é uma diferença bastante grande! Já para não falar que todo o emprego dá mais importância a quem sai de uma faculdade pública, mesmo que o aluno tenha uma média de curso pior do que aquele aluno que saiu da privada.
A minha sugestão é fazeres o melhor para teres uma óptima nota interna e não te desleixes nos exames nacionais, tudo conta, tanto a média interna como a dos exames, principalmente para nota de ingresso! Arrisca o teu tempo todo para tirares o teu melhor nos exames nacionais!
Conclusão: Todas as notas contam, mas arrisca mais nos exames nacionais, são eles que garantem a tua entrada para qualquer faculdade!
Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida, comunica*

Ju. disse...

Bom, não são apenas as disciplinas específicas que contam, mas essa têm maior peso porque precisas delas como prova de ingresso. No site da dges explica tudo. Já passaste por lá?
Beijinho*

Where is...the Perfection? disse...

Ainda é muita diferença :s Pois fora o resto :s

Alessia disse...

Eu ainda não estou na universidade. Para entrares conta a média do secundário (ou seja, todas as disciplinas), e a nota do exame. A percentagem que cada uma conta, depende entre universidades. Podes sabê-lo indo ao site da própria universidade ou indo ao site http://www.acessoensinosuperior.pt/indmain.asp, onde estão todos os cursos e as universidades. Só sei que a universidade privada é mais cara que a pública, mas não sei valores certos.

Where is...the Perfection? disse...

Bem,o meu curso (tanto um como o outro) só pede uma prova de ingresso.
É muita diferença mesmo,e os meus pais não nadam propriamente em dinheiro e o meu irmão tambem vai precisar...
O teu comentário foi bastante esclarecedor,obrigada :)

Where is...the Perfection? disse...

Ainda não,vou lá agora :)
Beijinho *

Where is...the Perfection? disse...

Okay,obrigada :))

Pi Maria disse...

Quanto ao primeiro ponto, isso é mentira, as disciplinas específicas contam bastante é certo, mas as outras também têm o seu peso! Vai ao site da dges, está lá tudo :)
Quanto às universidades, a pública é muitooooooooo mais barata do que uma privada, numa privada dás os olhos da cara por tudo e mais alguma coisa. Se só puderes ir para lá podes sempre pedir bolsa, eu mesmo estando na pública pedi e consegui os anos todos do curso. Quanto aos cursos que queres, porque não criminologia, não é parecido com ciências forenses e criminais? É que criminologia já existe no público. Ou pex quando falaste em psicologia criminal, que só há em privadas. Podes sempre tirar o curso geral de psicologia na pública, e depois tirares um mestrado em psicologia criminal, certo é mais fácil arranjares essa especialização/esse mestrado em públicas :)
Não te passes, tenta ver com cuidado rapariga os cursos, podem existir outros interessantes na pública e tu não estares a dar atenção :S
Beijinhos

Where is...the Perfection? disse...

Mas é mesmo...Já me disseram que na privada é muito dificil ter uma bolsa.
Criminologia existe no Público,no Porto mas as médias são para cima de 16,e isso ui...
Pois tenho de ver isso da psicologia...
Obrigada!
Beijinhos *

Ana Coelho. disse...

A nota interna conta 70% e a nota dos exames conta 30% para a média final!
Depois tem de ver consoante a tua faculdade pede, existe algumas que exigem 50% da nota interna e 50% da nota do exame e depois eles fazem a tua média...
Tenta ver isso e fala com a tua dir. de turma, informa-te bem*

Pipa disse...

a pública ronda os 1000 anos anuais!
e a privada os 300 euros MENSAIS.

Where is...the Perfection? disse...

Já estive a consultar vários sites e dizem isso (:

Where is...the Perfection? disse...

Grande diferença :S

Sara Moreira disse...

Parece que já responderam a todas as tuas perguntas aqui, mas sim a média é de tudo, mas depois existem universidades que dão mais cotação a um determinado exame que outro. É uma questão de te informares e depois quando tiveres a fazer a inscrição para o ensino superior aparece tudo isso, quando colocas o curso e a universidade eles fazem automaticamente a conversão para a tua média final de inscrição para esse curso.
Eu antes de enviar a inscrição seleccionei vários cursos para ver como ficava a minha nota e variava realmente bastante consoante o que pedia e a cotação que dava aos exames. Mas isso só lá mais para a frente é que terás acesso, que é quando souberes as notas dos exames e te derem todos os códigos para a inscrição :)

Boa sorte :)

Where is...the Perfection? disse...

Okay,obrigada :)

S* disse...

Porque não pensas na FDUP - Faculdade de Direito da Universidade do Porto, que tem o curso de Criminologia, um dos cursos mais inovadores do momento? É pública, com uma propina anual de cerca de 1000 euros - pelo menos era esse o valor quando a minha mana lá andava a tirar Direito.

Where is...the Perfection? disse...

Sim,já pensei nessa.Mas a média é tipo um 17 para lá por os pezinhos xD

Katie disse...

Eu queria ajudar-te mas já vi que houve muita gente que o fez ;)

Where is...the Perfection? disse...

Oh obrigada na mesma querida *

Isa ♥ disse...

Para além de te esclarecerem a ti, estas meninas também me esclareceram a mim!
E filha: A minha stora da explicação já me disse: Tenta ir sempre para a publica, é muito mais barato e dão muito mais valor quando é para arranjar emprego, uma vez que nas privadas eles facilitam muito a vida aos alunos porque recebem money...

Um andorinhão não faz le printemps? olha que nã óia ki nã... disse...

ok as últimas 12 que tiraram cursos desses continuam desempregadas

se queres ir para a judiciária tens de ter menos de 28 e o curso feito

e ajuda ter feito serviço militar e tal e o curso ser de direito penal de preferência ou medicina

a esse é que tem mais hipóteses se és do porto craro

há umas 20 vagas e concorrem aí uns 1000 de 2 em 2 anos

imparfait2 disse...

Olá eu sei que o post é antigo, mas por ex antropologia forense nao se enquadra no que queres? Este ha na publica.

Beijinho

Quanto as medias é simples a nota do exame conta 2 vezes uma para fazer a media com a nota da disciplina e outra na percentagem que cada curso te pede.