Páginas

21 de jul de 2014

Desenvolvam o sentido crítico!


Sigo diversos jornais no Facebook, de vários tipos, não apenas para saber as notícias mas também para dar a minha opinião sobre o que me interessa, digamos assim. Acho que nós, jovens, nos devemos informar sobre o que vai acontecendo no mundo e formar opiniões sobre os diversos assuntos, acho que é uma forma de melhorarmos a nossa argumentação/ contra argumentação (sim, porque vai haver sempre quem lá inicie uma discussão contigo) e sentido crítico. Vai haver gente que apoia o que dizes e outra que não concorda, faz parte, não se deixem ir abaixo por qualquer censura (mesmo que forte e bem argumentada). Deixo aqui este texto como forma de incentivo ao desenvolvimento do sentido crítico, que é uma coisa que cada vez vejo menos nos jovens.

53 comentários:

Kate disse...

E fazes tu muito bem!

Gonçalo disse...

Tens toda a razão, a maioria dos jovens (quer dizer, população em geral) pensa que argumentar é mandar o outro à merda e a sítios desses, ou então insultar a pessoa e toda a sua família. ENFIM!

Gonçalo disse...

r. adoro francesinhas <3<3

Ella disse...

Resp: Pode ser que um dia possa usar algum deles ^^ Vamos ver...

Ella disse...

Eu tambem sigo alguns e sinceramente vejo cada comentário que doi de ler... as pessoas não sabem diferencia uma opinião da pessoa e se atacam um atacam outro.

annie lancaster disse...

Verdade. Uma vez falaram que harry potter nessa rede social sofria de esquizofrenia fiquei tão chateada e comecei a perceber que tudo que postavam não era real. Faz falta o texto jornalistico te passar a informação como ela é. Eles só passam o que querem.

Green disse...

Muito bom apelo, concordo.

Diana C. disse...

Concordo contigo :) É bom estar informados e termos uma opinião :)

Isy disse...

Apoio completamente as tuas palavras....

Bjxxx

Blackbird disse...

Eu concordo plenamente contigo!

R: Antes de mais quero-te esclarecer que para seres juíza não tens que passar pela área de advocacia. Tens que terminar a licenciatura, fazer o mestrado ou ter 5 anos de serviço e depois entrar na Escola Superior de Magistrados. Custa e demora mas vale a pena!
Um advogado português pode exercer a profissão no estrangeiro, só envolve algumas burocracias. O curso foca-se essencialmente nas leis portuguesas mas também há disciplinas relacionadas com o direito internacional e europeu. E, mais importante do que tudo, ensinam-nos a interpretar leis, algo que é feito da mesma maneira em todos os países. Sendo assim é mais fácil a adaptação e não há problemas com isso!
Eu quero seguir o Direito Internacional, foi sempre o que me cativou mais :)

Mérida disse...

estava em ct. mas fui fazer matematica a e macs porque o curso que quero há sítios onde pedem uma e sítios onde pedem outra. como macs é mais fácil arrisquei em fazer as duas :)

Márcia Marto disse...

sou completamente de acordo com isso. Se ninguém adquirisse esse espírito crítico as pessoas seriam controladas a torto e a direito

Blackbird disse...

R: Sim, cinco anos de serviço na área. Mas, se queres a minha opinião, seguir pela advocacia para conseguir isso não vale a pena. Para já porque tens que estagiar no minimo 18 meses e os estágios hoje em dia são super raros. Depois porque tens que fazer o exame para a ordem e, mesmo que consigas, tens que voltar a procurar emprego. Vais passar muito tempo parada com isto tudo, quando o que se quer é tempo de serviço! Mais vale tirar um mestrado que são 2 anos ou trabalhar noutra coisa.
E pode-se trabalhar no estrangeiro sem qualquer problema, há imensas empresas que vêm recrutar a Portugal! No entanto não se pode fazer tudo, obviamente.
Tens aqui o link: http://www.fd.ulisboa.pt/LinkClick.aspx?fileticket=eSv9OIazOLk%3d&tabid=1041

Carolina. disse...

Acabei agora mesmo de terminar um texto relacionado com este tema. Nada me dá mais gozo do que debater um assunto com um amigo ou alguém que possui uma opinião vincada sobre o assunto. Acho que as pessoas têm medo do que os outros pensam e acabam por nem dar as suas opiniões graças ao medo de gerar polémicas...

Helena disse...

Concordo ctg. Tb sigo imensas páginas de jornais nacionais e internacionais e vejo cada comentário...e de pessoas "adultas" que até mete medo.

Duquesa disse...

Não podia concordar mais :)

Dama disse...

Tens exactamente a mesma perspectiva que eu em relação a este assunto!

mai disse...

Obrigada :)

Yah Nick disse...

Ainda ontem de manhã a Rádio Comercial falava nos confrontos que se geram nos comentários e opiniões nos jornais online. Uma grande percentagem das pessoas que comentam notícias de jornais, só o fazem de forma ofensiva em relação aos outros comentadores. Geram-se autênticas peixeiradas, porque a maioria daquelas pessoas nem sabem escrever, quanto mais discutir seriamente uma notícia.
Eu não alimento aquele tipo de discussões. Leio as notícias, mas fico com as minhas opiniões só para mim, ou faço um post sobre o assunto. :)

Inês I disse...

AMEN

Bonjour Love disse...

concordo contigo!
r: mesmo ao contrário o gosto dos filmes :) e séries?

Catarina disse...

Olá

É sempre bom estarmos atualizados, assim conseguimos ter a nossa própria opinião :)

catarina disse...

resp: obrigada querida :)

Blackbird disse...

R: Sim, o mestrado é suficiente :)

Blackbird disse...

A massa faz-se apenas com farinha e ovo ou farinha e água (dependendo da finalidade). Mistura-se os ingrediente, separa-se por bolas e vai-se achatando a massa (tem uma maneira específica de fazer). É fácil :)

Esse disse...

Sentido critico mas estruturado. Criticar só por criticar é pior que nao criticar.

Gonçalo disse...

r. eu concordo :)

Samara disse...

R: Eu volto :)

Roxy disse...

Concordo absolutamente contigo.

r: Vê, vais adorar!

Hibiscus disse...

R: Em Enfermagem :)

Isy disse...

Se nós jovens perdemos o espirito critico que mais nos resta?

Bjxxx

Índia disse...

fazes bem acerca disso :))

Edna Patel disse...

Fazes mesmo muito bem :))

Emily M. disse...

Concordo!

Meio Palmo disse...

Concordo contigo...

Caty disse...

Tanta razao!

*Beijinhos*
Caty<3
http://myfairytale4.blogspot.pt/

A disse...

Não podia concordar mais!

Mérida disse...

psicologia :)

Cloe O. disse...

Concordo contigo!

Ember Blue disse...

Só as pessoas informadas conseguem tê-lo! Não gosto das pessoas a falarem daquilo que não sabem...
Beijinhos*

annie lancaster disse...

R: obrigada. Sinto-me melhor.

As* disse...

r: pelos vistos , são muitas as pessoas assim ! mais do que eu pensava ... afinal ,não sou a única

Cátia disse...

não podia concordar mais! Apesar de eu não ser uma pessoa de ler jornais ou prestar muita atenção aos noticiários. mas eu vou fazer um esforço

Vírgula, disse...

r.: quanto ao comentário que me fizeste há uns dias sobre achares que não tens vocação para nada...
Eu percebo-te, também já me senti assim e por vezes também sinto, mas com o tempo vamos escolhendo caminhos e a vocação vai-se descobrindo, calma :p

Gonçalo disse...

e até nem foi mau :)

Someone ♥ disse...

O futuro somos nós, e eu concordo plenamente contigo ! Há que defender aquilo em que acreditamos ! Beijo (:

Mérida disse...

fiquei com 17,6 com os exames

Diana C. disse...

R: Exato, é que podiam dizer simplesmente "defendes bem", mas não tem de falar da rapariga é que parece que é uma grande admiração!

Catarina disse...

Concordo contigo querida.

Ana Nunes disse...

Tens toda a razão querida!

Bu' disse...

Tens toda a razão.
Hoje em dia muitos jovens nem sabem o que isso é...

Jade disse...

Concordo contigo, temos de usar o nosso espirito critico e envolvermo-nos no que nos rodeia, afinal o mundo é nosso!

marie disse...

Concordo mesmo contigo! O estar informado sobre o mundo, para além de nos melhorar os argumentos, torna-nos pessoas mais conscientes e menos ingénuas. Só temos a ganhar com isso!
r: Engenharia biomédica, engenharia biológica e bioquímica. E tu? Já estás na faculdade ou vais entrar este ano? (: