Páginas

18 de jul de 2014

Obrigada Ministério! Obrigada Saramago!


Distrai-me Saramago, não quero pensar que fui gastar 10 Euros numa segunda fase de Biologia e Geologia mais difícil, mais puxada, com mais rasteiras na qual  nem a 9.5 vou chegar. Eu bem que podia ter ficado quietinha como muitos fizeram, ter ficado contente por ter mantido o 13 (nota interna) e pronto. E a pergunta é "Mas tu precisas disto como prova de ingresso?" e a resposta é "Olha, não sei, mas para as opções que tenho acho que entrava com a nota da primeira.". A segunda fase foi um descargo de consciência, foi o que foi.
Mudando de assunto, o livro é ótimo, vi primeiro o filme e gostei bastante. Saramago exige uma concentração imensa, a maneira de ele escrever é peculiar.
 Por exemplo:  "Empurrou
a mulher quase com violência, ele próprio recuou, Afasta-te, não te chegues a
mim, posso contagiar-te, e logo a seguir, batendo na cabeça com os punhos
fechados, Estúpido, estúpido, médico idiota, como é que não pensei, uma noite
inteira juntos, devia ter ficado no escritório, com a porta fechada, e mesmo
assim".

80 comentários:

Yah Nick disse...

Obrigado, Saramago, por teres "falecido".
Eras um chato do caraças, pá. ;P

Coisas que Faço disse...

Ao menos ficaste de consciência tranquila! Quanto a Saramago, sinceramente, não consigo ler, com muita pena minha... A escrita dele cansa-me muito e acabo sempre por desistir a meio das tentativas :(

Um beijinho!!
http://coisasquefaco2014.blogspot.com/

Inês I disse...

Nunca li Saramago.

R: Se é!

P' disse...

Quando estava no 12º ano e tive de ler o Memorial do Convento, só ao fim de três capítulos percebi que as personagens falavam entre si entre vírgulas. Foi difícil adaptar-me e nem cheguei a ler o livro até ao fim, não sei se por falta de tempo ou por não estar a gostar.

Talvez um dia volte a ler :)

Blackbird disse...

Espero que a nota te surpreenda pela positiva!
Eu li o livro e gostei imenso mas nunca vi o filme, falha grave :)

Ella disse...

Realmente ele tinha as suas próprias regras gramaticais mas os livros dele são muito bons. Sobre este livro, fiz ao contrário de ti, primeiro li, depois vi o filme, o que me ajudou a compreender melhor algumas partes do filme que não me pareceram tão explícitas.

Ember Blue disse...

Nunca li nada dele...mas já me tinham dito que a sua maneira de escrever era peculiar, o que se torna um pouco difícil de compreender.
Beijinhos*

Vírgula, disse...

r.: pois, só que eu também só estou realmente interessada na primeira ou segunda :D

Carolina. disse...

Espero que tenhas boa nota (:

R: nao, nada de pistas... O post foi so para avisar que a terceira edição vai fugir um pouco da linha de pensamento das duas anteriores (:

Cátia disse...

eu já ouvi falar sobre esse livro (como é óbvio) e quero muito lê-lo. Parece ser mesmo interessante

Olha, eu teria ficado feliz em manter a nota mas agora já tá feito

Carolina. disse...

R: Vais ver que a segunda fase será melhor :)
Não... prefiro que fique assim por enquanto, até porque não sei quando vamos publicar :)

Cláudia M. disse...

Gostava de ler mas a escrita dele, exige muito de mim.

Tess disse...

Resp: Tive aulas de guitarra e desisti. Não me parece que os meus pais me deixem ter aulas de piano para depois eu desistir. Além disso um piano é muito caro :0
Tenho 16 anos :)

Catarina disse...

Espero que consigas ter boa nota. (:

Mariana disse...

Os 10 euros foram ao ar, mas pelo menos tentas-te! :)

Green disse...

Ainda bem que correu bem a primeira fase :)
Quanto ao livro, também gosto de leituras assim, que nos fazem pensar :)

Kate disse...

Ao menos tentaste!!
Saramago é simplesmente genial!

Vírgula, disse...

Com os 3 exames para medicina fico com 185,6 acho eu :)

Vírgula, disse...

Ahaha inteligente não digo (e falo isto a sério porque eu nem sou muito modesta, pois acho que modéstia em excessividade é apenas vaidade), mas acho que trabalho bastante e acaba por se notar.
Não, nunca tive explicações e sinceramente nem sei como me daria com isso. Sempre achei que seria chato mas depois via alguns amigos a terem e ficava curiosa. Mas acho que não se justificava gastar esse dinheiro... talvez melhorasse ou aprendesse mais mas não sei :S

Vírgula, disse...

ahaha :), tu queres seguir o quê?

Someone ♥ disse...

Eu tenho tudo para me candidatar à faculdade, tenho mais 3 valores de média do que o curso de inglês, faltava Inglês, mas receio que não consiga !
Espero que consigas essa biologia, eu tirei 9 no ano passado e fiquei com ele, não preciso dela como prova de ingresso (: Beijo !

Someone ♥ disse...

Mas ficas com a nota mais alta !
Não, eu chumbei a inglês, por isso é que tenho exame. O meu curso só pede Matemática, e essa eu estou à vontade ! (:

Someone ♥ disse...

Matemática Aplicada (:

Someone ♥ disse...

Com o 17 do exame fico com uma média de praticamente 15, ou 15 qualquer coisa. A média de entrada é 12.05, mal seria se não conseguisse entrar, mas falta inglês ....
E tu ? Gostavas de seguir o que ?

patrícia disse...

Tive 13 no de biologia mas matemática foi um desastre :s
Ahhhh eu adoro este livro! É um dos meus preferidos. Mas acho que devias ter visto o filme só no fim... creio que teres lido o livro antes lhe dá toda uma outra intensidade :)

patrícia disse...

5 -.-
Uhmmmm. É um bom filme, mas nem de perto é tão bom quanto o livro. Mas eu ia pensando no que li quando o estava a ver, e então pareceu-me muito mais forte :b

Kiara disse...

Só li Saramago ao ler o Memorial do Convento, e nem esse li todo! Não é uma escrita que me cative e revolta-me o facto de nós, estudantes, sermos tão penalizados (principalmente nos exames) se não pontuarmos corretamente, e ele é considerado o maior sem pontuar como deve de ser. Mas pronto, opiniões xb

Edna Patel disse...

Eu só fui mesmo a primeira fase

Roxy disse...

Saramago é fantástico!
Oh, os exames da 2ªfase estão a ser todos uma porcaria.

r: Obrigada!

Índia disse...

r: seguia-o no insta, mas já fui por like no fb tbm ;))

Patrice disse...

Eu já li o livro e já vi o filme, são ambos excepcionais! Não desfazendo do filme eu cá gostei mais do livro :) Lê o Caim, vais ADORARRRR ;)

Womens Stuff disse...

Só li o memorial do convento, por obrigação, digamos assim :P


Women's Stuff

Daisy D. disse...

Eu só li um livro dele, O Memorial do Convento e adorei. A escrita dele é sim peculiar mas se estiveres dentro do contexto não acho que seja dificil :p

S* disse...

Não sou fã do estilo Saramago.

Jade disse...

Saramago é uma arte díficil, sem dúvida. Mas a verdade é que vale a pena e o filme apenas comprova isso!

patrícia disse...

Côco xD
Sim, fui como externa e sim, vou à segunda fase.
Acho que fazes bem! :D

patrícia disse...

Exato. E tem-me acontecido de tudo um pouco, tem sido difícil.
Eu já li 4 livros dele e adorei. O próximo é o memorial, que eu comecei a ler no 12º e nunca acabei ahah

Márcia Marto disse...

Boa sorte para os resultados dos exames e para a leitura! ahah :)

Lexie disse...

Na 1ªfase tive 10,9 a fq e 11,8 a biologia. Provavelmente vou repetir o exame de biologia para o ano, para ver se tiro melhor nota!

Bonjour Love disse...

a minha irmã também achou o mesmo do exame de biologia.
Não gosto da escrita de Saramago e não gostei daquele filme :)

Bonjour Love disse...

r: tenho 1.70m :)

Lexie disse...

r: preciso de biologia e geologia :)

Lexie disse...

r: enfermagem ou enfermagem veterinária :)

Lexie disse...

Neste momento estou com média de 13,4 , mas ainda falta o 12ºano :)

Lexie disse...

r: eu espero entrar e ainda tenho o 12ºano para melhorar a média. Escolhi biologia e Psicologia :p

Lexie disse...

r: na minha escola muitos quiseram psicologia mas aplicações também deve abrir :p queres seguir o quê?

Lexie disse...

R: Ainda tens tempo para decidir portanto é na boa :)

Lexie disse...

r: então pensa muito bem antes de decidir, é o teu futuro que está em jogo :p

Gonçalo disse...

dele só li "Memoria do Convento" :) Mas gostei.

r. está tudo bem! :)

Lexie disse...

r: no 9ºano já tinha +ou- esta ideia mas nunca a levei tão a sério, só mesmo neste ano é que comecei a pesquisar cursos que eu gostasse e a ideia de seguir enfermagem agradava-me bastante, mas tudo pode mudar agora no 12º...

Gonçalo disse...

r. +/- foi por causa de uma cena que ouvi, mas nem tinha a ver comigo, percebes? :)

Lexie disse...

r: espero bem que isso não aconteça :/

Gonçalo disse...

r. não sei se não perguntaram, foi uma forma de falar, mas não o devem ter feito. Sei lá, para me assustar xD

A disse...

O Saramago é só dos escritores mais "boss" de sempre.
E continuo sem perceber porque é que as segundas fases são sempre mais difíceis, fuck logic...

Katy Single disse...

Adoro José Saramago, estou a ler "O Homem Duplicado". Já li várias obras dele, mas sei que ler por obrigação, já não se torna tão interessante....
bjokas

Ember Blue disse...

R: Obrigada :) Vou precisar de alguma sorte...mas é mais um trabalho de concentração e paciência.
Beijinhos*

Kiara disse...

r: pois, é a resposta tipica dos professores de português... não têm argumentos melhores! xD

Vírgula, disse...

Hum... e quais são elas? :p

Kiara disse...

r: isso é verdade XD

Vírgula, disse...

19??? O trabalho que me deu arranjar 1 e tu tens 19!!!
ahahah só se te quiseres dar a esse trabalho, o que não me parece :p
mas assim os que gostas mais, quais são?

maaarta. disse...

r: não, estou interna nas duas disciplinas :) mas pra cfq é como se estivesse externa.. preciso de 9.5 :/ mas pronto, havemos de ver!

Vírgula, disse...

r.: mas é bom gostarmos de muitas coisas, tens é de ver qual te "prende" mais :p

Roxy disse...

r: Obrigada!!! *

Bu' disse...

Sabes que eu até gosto da maneira peculiar do homem escrever?
Eu subi 3 valores a biologia em relação à nota que obtive na 1ª e 2ª fases do ano passado (foram iguais), mantive a média finalmente, nem me atrevi a ir à 2ª fase de este ano, a nada!
Já sabia que se eles facilitaram tanto na 1ª (menos a mat) iam lixar-nos a vida na 2ª então nem arrisquei....
Ora o que aconteceu foi que o ex-namorado da minha tia, com quem ela tem uma filha (a coisa fofa, a minha afilhada)... Obrigou a minha tia a sair do apartamento dela, sim dela, ele podia estar a pagar o apartamento nestes últimos 5 anos, mas ela já o tem há mais de 10, tinha tanto ou mais direito do que ele ao apartamento. O problema é que a minha tia tinha dívidas para com ele no que toca à empresa dela, então não o podia contrariar. Ele foi um cabrão (para falar português correcto)! A minha tia tinha ali memórias do meu falecido padrinho, tinha ali um apartamento de luxo mesmo! Agora tem de voltar a casa do meu avô. Acabam-se hoje as mudanças.
Eu não me importo, estou a cagar-me para os caprichos dele, acredito verdadeiramente que a minha tia será muito mais feliz naquela que sempre foi a sua casa (dos pais, onde ela cresceu).
Ela ali também tem memórias do meu padrinho, até da minha avó. Por isso que se lixe o apartamento, que se lixe ele!
Ainda vai acabar na fossa, por causa destas merdas, mas nós estamos nem aí... Cada um tem o que merece sabes?

Bu' disse...

P.s. Eu também ainda só vivi num lugar!
Mas já estive em vários, mesmo aqui na minha terrinha...
Não precisas de sair de portugal para teres um lugar onde devas regressar para relembrar os tempos em que foste feliz ;)

Izzie disse...

R: Os da 1a fase correram relativamente bem: tive 15 a portugues, 14 a bg e a matemática tive o suficiente pra passar xD Inscrevi me na 2a fase a todos, mas nao fui a biologia porque não estava bem fisicamente e como tinha estudado pouco decidi não ir à ultima da hora e pelos vistos ainda bem porque parece que foi mais dificil. E tu, como correu?

Bonjour Love disse...

r: pois sou :) e tu quanto medes? gosto dos filmes de comédia ou um pouco românticos. detesto filmes de terror x) e tu?

Ju. disse...

Saramago é um génio da literatura, espero ler esse livro um dia, também! (:
Beijinho*

Caty disse...

Sinceramente vi o filme e achei tão chocante que não tive coragem de ler o livro.

R: Coloquei primeiro design de moda em Lisboa, depois design e marketing de moda em guimaraes e por fim, só mesmo naquela, pus design de moda na covilhã :)


*Beijinhos*
Caty<3
http://myfairytale4.blogspot.pt/

Izzie disse...

R: Parabéns pelas tuas notas :) Eu quero enfermagem, mas tenho medo de não conseguir entrar. e tu?

Catarina disse...

R : Obrigada :)

Effy Stonem disse...

Eu não o li todo :p

Isy disse...

Não tenho a minima paciência para Saramago.

Bjxxx

Carolina Helena disse...

Quero fazer as pazes com o Saramago, depois da tentativa infeliz com o Memorial :)

http://coucoucaroline.blogspot.pt/

Gonçalo disse...

r. p'ra quando quiseres, Luninha haha

Gonçalo disse...

r. estás a chamar-me gordo e eu a ver xD

Ella disse...

Sei lá... algo deste genero: http://1.bp.blogspot.com/-Udgg_SMm2SY/ULPv5EReiSI/AAAAAAAARvQ/zNNTfBaaHYY/s1600/allure-bridals-spring-2013-Style+9010-lace-back-wedding-dress.jpg
ou http://www.bellasdress.com/images/large/wedding-dresses/20130624/v-back-v-neck-fit-n-flare-chapel-train-lace-wedding-dress_2013060402.jpg ou http://www.rosaclarabridal.com/images/made/images/uploads/folder2/178_MOSAICO_A_600_769.jpg
são sem duvida o genero de vestidos que escolheria.
Renda, com manguinha e se pudesse sem decote e as costas à mostra ^^

Gonçalo disse...

r. e porque achas isso? xD

Itor disse...

Tipo se a nota é pior nem sequer vai serveir pra nada ficas sempre com a outra XD
Saramago não é assim tãaao dificil. Eu consigo ler normalmente e entender, mas sim é preciso alguma atenção pra tirar do texto críticas e considerações fantásticas.

marie disse...

ADORO o Saramago. Adoro mesmo! Ainda ontem tive a ver o documentário "José e Pilar".. E já li esse livro, foi dos melhores livros que já li (: A escrita dele exige alguma concentração, sim, mas não me cansa muito nem sequer puxa muito por mim, talvez porque já estou muito familiarizada com esse tipo de escrita. Sou capaz de ler 5 páginas sem um único ponto final e nem estranhar :b
Quanto ao exame, eu fiz o exame da 1ª fase também e era mesmo acessível, vocês alunos do 11º ano tiveram tanta sorte xb Porém, também ouvi dizer que a 2ª foi mais puxadinha, mas isso também aconteceu com FQ e matemática... Mas, bom, acho que fizeste bem em ir à 2ª fase. Tentaste e arriscaste. Não foi como querias mas pelo menos tentaste! E, se quiseres melhorar ainda mais, tens sempre o próximo ano (; Não desanimes, fofinha!