Páginas

7 de nov de 2014

O valor do dinheiro


Eu cada vez tenho mais a certeza que as pessoas se esquecem do valor do dinheiro só por ele estar carregado num cartão. 
Acontece que desde o inicio do ano, uma rapariga que costuma andar comigo me pede para ir ao bar para lhe tirar coisas para comer nos intervalos (já que eu vou também algumas vezes, quando não levo comida de casa), alegando que ou não tem ali dinheiro e depois mo dá, ou que tem (tem mesmo) mas que não quer carregar o cartão dela e isto acontece mais vezes de que as desejadas. Acontece que, vistas bem as coisas, eu já lhe tirei seguramente mais de 8 euros em comida e ela se me deu 1.5  foi muito, mero esquecimento? Duvido. Amigos amigos, negócios à parte.
 E eu não tenho a lata de lhe pedir o dinheiro, porque nem sequer tenho a certeza do valor exato, mas não sou mãe dela, dinheiro para cafés e bebidas já tem, agora é passar a dizer que não tenho dinheiro e acabou, e sim, já fiz isto, senão a quantia era maior, não fiz mais vezes porque fiquei com pena de ela não comer, mas quem tem dinheiro para cafés todos os dias bem pode cortar no café e pronto. 

42 comentários:

Amante Japonesa disse...

A tua amiga tem muita lata! Eu pedia-lhe o dinheiro todoo!

P' disse...

Ao que me parece ela tem é preguiça de ir pôr o dinheiro no cartão...

Josie disse...

Acho que fizeste muito bem, se estivesse no teu lugar fazia o mesmo!

Maria disse...

Ela tem muita lata, mas só a tem porque tu permitiste.

Margarida disse...

Isso é um verdadeiro abuso :o eu detesto que me devam dinheiro e como tal se me acontecesse o mesmo eu pedia-lho todo de volta. Nem sei como a apelidas de "amiga" porque não me parece que seja muito disso :/

Catarina disse...

Tem lata e das grandes, acho que tomas-te a atitude mais correta :)

Rita Santos disse...

Fogo! Odeio quando tentamos ser simpáticas e há alguém que vem e aproveita-se de nós! Não há outra palavra: aproveita-se mesmo! E sim, tens razão: amigos, amigos, negócios à parte! Se tu fazes o favor de lhe emprestar, porque é que ela não dá? Acho mesmo que devias ter uma conversa séria, ir ver o extrato do cartão e dizeres-lhe que não podes continuar assim, é que mentires (dizendo que não tens) não é solução! Quer dizer, daqui a bocado nem comes porque não queres comer à frente dela! Fala com ela, a sério. Boa sorte nisso e depois conta como correu

Rita Santos disse...

R: O curso é na Academia (e mestrado no IST) e é "engenharia aeroespacial" :)

Briana disse...

Existem pessoas com uma lata.. OMG.
E se quiseres saber o valor exato deve haver um preçário.
Eu acho que me passava dizia a essa menina que não tirava mais nada.

Caty disse...

Tens que deixar de lhe emprestar :/

*Beijinhos*
Caty<3
http://myfairytale4.blogspot.pt/

Diana C. disse...

Uma coisa é esquecer-se e depois dar, isso acontece, até a mim já me aconteceu esquecer-me do cartão em casa , mas depois dava o dinheiro ou comprava algo na mesma quantia à pessoa! Ela já faz isso de propósito só para não gastar do dinheiro dela!

Pedro Sampaio disse...

Fizeste tu muito bem, ela se quiser que faça ela. Ajudar uma vez é uma coisa, outra é ser sempre :b

Green disse...

Eu pedia-lhe o dinheiro, nem duvides. Que abuso!!

Ana Rita disse...

Fazes tu bem, eu já tive que fazer o mesmo!! Deixei-me dessas cenas porque as pessoas abusam, entre mim e duas amigas as vezes faltam dinheiro para o resto do almoço ou para o lanche ou assim e cobrimo-nos umas às outras. Epá mas devovelmos ou então se me pagas o almoço hoje amanha pago-te eu, agora estarem constantemente a pedir e depois não devolverem -.- e como se não bastasse faço parte do grupo "tem vergonha de ir pedir"!

C. disse...

Quando é demais temo de impor um limite x:

r: O trabalho não era para ela, era para mim. só que aquilo não era um ambiente muito bom...eu fui lá, mas não entreguei currículo, foi isso que lhe ocultei.

Sara Moreira disse...

Ela tem é muita lata!! Dizes que tens pouco dinheiro no cartão e que não lhe podes pagar nada.

Beatriz Sousa disse...

Fogo grande lata que ela tem

AnaRita disse...

Fizeste bem! Eu sei o que é porque aconteceu o mesmo comigo. O que comecei a fazer foi a pedir-lhe também, até porque não sou rica e para ter o que tenho não saio à noite, nem bebo café a toda a hora...

Roxy disse...

Eu pedia-lhe o dinheiro, isso é um exagero.


r: Boa ou má, fica sempre a experiência e a saudade...

Daniela Silva disse...

Essa é a grande explicação para a crise que atravessamos

Rita Santos disse...

R: Assim é complicado... Mas fala com ela, tentem chegar a um consenso.

Roxy disse...

r: Que situação...

Ariana Maria disse...

Acho que não devias ter pena dela e dizer mais vezes que não tens dinheiro no cartão, assim ela vai aprender a ter prioridades!

Catarina disse...

Fogo, meteu-te numa situação... :o

Caty disse...

R: pois :/

*Beijinhos*
Caty<3
http://myfairytale4.blogspot.pt/

Tulipa Negra disse...

Que grande lata! Uma coisa era não querer carregar o cartão e dar-te realmente o dinheiro mas assim é um abuso. Amigos assim longe da porta.

Lexie disse...

uma coisa que gosto nos meus amigos é que ninguém gosta de ficar a dever, além disso, faço questão de pedir sempre o dinheiro de volta :p
r: o meu cabelo é volumoso, meio ondulado (há quem diga que é encaracolado, mas já teve mais caracóis que agora). eu não acho que seja um cabelo perfeito mas ele "define-me" e as pessoas costumam gostar!

Carolina. disse...

Eu não teria a lata dela... Que raio de amiga!

Jenna disse...

Concordo contigo, quem tem dinheiro para comer em café não passa fome certamente e tu não tens que andar a pagar lanchinhos aos outros!
R:Não sou maior de idade, não posso arranjar part time...

'marta. disse...

omg tenho uma amiga que também é assim ! só que não consigo me virar para ela e pedir de volta todo o dinheiro que já gastei com ela :/ se arranjares uma solução qualquer, partilha comigo! :p

Audrey Deal disse...

Não podes deixar que essa situação continue, dinheiro é dinheiro!

Gata disse...

Eh lá, que lata! Eu dizia: olha, desculpa, mas hoje trago o dinheiro mesmo contado :) Ela acaba por desistir e ir cravar outra...
Beijinhos

S* disse...

Luna, estás a ser totó. Quando te pedir de novo, dizes que não "porque ainda não me devolveste o que te dei". Isso são luxos.

JS disse...

Conheço bem esse tipo de "cravas", do tempo em que eu era fumador.
Havia tipos que só fumavam marca "quemedão".
Tens de cortar o mal pela raiz e nem tens que arranjar desculpas. Dizes-lhe, simplesmente, que não és a Isabel Jonet, do banco alimentar e que quem não tem dinheiro, não tem vícios. eheheh

Becas disse...

acho que nao devias deixar abusar e nao lhe tirar mais coisas ..isso é horrivel

Denise Ramos disse...

cortar no café é mau. mas paga lo ela propria seria melhor lol

Ruthe disse...

r: Se não é a ebola é alguma outra coisa a aterrorizar os portugueses!

Filipa Mota disse...

Por isso é que eu dizia que não tinha o cartão comigo e às vezes até deixava a carteira na sala...
Beijinhos*

r: 1.56m, porquê? :)

Caty disse...

R: já tive uma fase como essa...

*Beijinhos*
Caty<3
http://myfairytale4.blogspot.pt/

anya ♥ disse...

God, pede-lhe o dinheiro o_o' a sério, que abuso tão grande... ou então começa a dar-lhe para trás para ver se ela perceber. se se chatear, não vale a pena a amizade...

Violet disse...

Eu nunca tenho lata de pedir o dinheiro que emprestei a alguém, por isso, a menos que veja que a pessoa precisa mesmo do dinheiro naquele momento (ou saiba que essa pessoa me paga de volta, ou seja uma quantia muito pequena), digo que não tenho. É um bocado mau, mas pronto..

Nea* disse...

Pede-lhe o dinheiro, caga no resto!
Há gente mesmo demais...