Páginas

27 de fev de 2015

A educação mudou, foi?


Tenho vindo a observar um fenómeno muito interessante na minha escola que se chama falta de educação dos zigotos (aka garotos do 3º ciclo).
 Vamos recuar um pouco no tempo e relembrar: eu quando era da idade deles, quando tinha 12/13 anos, quando via uma pessoa do 12º ano, eles eram como referências para mim "Epa, aquele ali é do 12º..." e passava a 20 metros de distância dele e rezava para passar despercebida para que eles não se metessem comigo (não que o fizessem, mas é só para vocês verem o respeito que aquilo era) e era mesmo raro uma pessoa da minha idade lhes tentar sequer dirigir a palavra, tal era o respeitinho que ali havia. 
Hoje os miúdos, passam por nós, gente do 12º, falam para nós como se nos conhecessem , dizem asneirada a torto e a direito, vão-se meter connosco, incomodam, mandam-nos para certos sítios e acham-se os réis. É tal  e qual como um colega meu disse "Se fosse no nosso tempo, eram logo duas chapadas se fizéssemos metade do que eles fazem que até andávamos de lado.". 
Mas ainda há miúdos bem educados, acho eu. Ao menos isso.

24 comentários:

Lexie disse...

"no meu tempo" ficava completamente histérica se alguém mais velho falasse comigo, agora, até me sinto intimidada ao passar por certos miúdos, tal é o egocentrismo dos mesmos!

Adelisa M. disse...

Quando eramos nós tínhamos medo dos maiores, agora temos é medo dos mais pequenos. São violentos e malcriados

Briana disse...

eu sentia o mesmo quando andava no básico e secundário

Melvin disse...

Isto é tão verdade!

Luna Augustus disse...

Eu escrevi um texto sobre isso para um concurso lá na escola e publicaram o texto no jornal da escola, para ver se os rapazitos se aprendiam a comportar! Viu-se! Continua tudo igual! Enfim -.-"

Hope disse...

Agora já não é o que era d'antes! Não sei o que se passou para ter mudado, muito gostaria de perceber. Serão os pais que lhes dão muito liberdade e os mimam muito?

Mar disse...

Já senti exatamente a mesma coisa, ainda hoje eu na universidade e como há muitas visitas de estudo é impossível não me cruzar com garotos dessas idades e mesmo assim, eles perante nós acham-se os reis, e são malcriados.

r: Obrigada querida :)

Carolina disse...

Estamos numa sociedade cada vez mais decadente -.-

riddle disse...

E não foi assim há tanto tempo... :/

Sys Arancia disse...

É verdade. Mas eles também mudaram porque "nós" mudamos e já não impomos respeito, os "grandes" já não dão calduços aos mais pequenos. Tudo mudou.
kiss na cheek

Julieta disse...

Completamente. Quando eu tinha os meus 12/13 anos, toda a gente usava o termo "os mais velhos" e ninguém se metia com eles. Este ano, com 18, deparei-me com um muido do 7º ano a imitar-me ironicamente, e quando eu era da idade dele ficaria marcadissima durante pelo menos um ano.

Sentimentos Incontrolados disse...

É verdade!

Pedro Sampaio disse...

É mesmo, já não há aquele respeito.

Peppy S disse...

não quero parecer nostálgica no " meu tempo é que era", mas eu sinto exatamente o mesmo. os " putos" de 5º ano a meterem-se comigos e os meus colegas do 12º enquanto estudo, a falarem para nós como fossemos da idade dele, quando já vivemos quase o dobro deles. é inacreditável o nível de má educação que hoje em dia os " diabinhos" têm.

INÊS disse...

Também reparei nisso. Quando tinha a idade deles fugia dos mais velhos, mas agora que sou eu a mais velha não sinto isso dos mais novos.

Na minha escola só um ou outro puto é que se mete com os do 11º/12º, mas nada de especial.

Ana Nunes disse...

Infelizmente a educação mudou e os valores transmitidos também... a maior parte dos pais de hoje em dia não têm tempo nem paciência para os filhos e dão-lhes tudo o que podem só para não os ouvir, depois dá nisto!

Beatriz Sousa disse...

Ainda no outro dia comentei isso. Agora é cada falta de educação...

Green disse...

Infelizmente, isso não é só em pessoas dessas idade, é dos 8 aos 80.

J. disse...

É tão verdade, sinto exactamente o mesmo! Não há respeito nem decência, estamos numa sociedade cada vez mais podre.
r: Não gosto de atum hahah, mas se forem sandes de presunto e queijo, gosto muito xD
r1: haha, bem capaz xD

Catarina disse...

Cada vez são mais mal educados. :/

R: Pois, é tão injusto! Ainda por cima ignorou quem lhe chamou à atenção...

Nea* disse...

Quando andava no 12º (até parece que foi à anos xd) também reparava nisso. E ainda agora, quando estou a passear pela zona da universidade ou no metro, passam miúdos por mim e pensam que são os reis. Quando vejo que abusam passo-me e ouvem logo.

J. disse...

r: Olha, se queres que te diga, nem sei como se chama, temos dando tanta matéria seguida que nem dá tempo para processar tudo. É o que está um bocado depois dos limites, com sistemas e coisas assim. Amanhã pego no caderno e digo-te xD
r2: Lá está! Eu adoro aqueles fatos dos homens, é uma classe! Também gosto dos vestidos das mulheres, mas não me via a sufocar com uma coisa daquelas xD
r3: Estás no gozo, certo? xD
r4: Haha, nem a minha. Deve ser do alto nível de testosterona nos homens então xD

J. disse...

r: Ainda bem! :D
r2: Estou em coisas da teoria de Bolzano. A sério? A nós ainda nos falta tanto, e ainda passamos imensas páginas à frente :o
r3: Mesmo xD
r4: Que cena, pensei que fosse perfeitamente normal e corrente comer sandes de presunto e queijo xD

J. disse...

r: Compreendo-te bem. Às vezes ficam parvos a olhar para mim e mesmo que explique o que estou a dizer não deixam de ficar com aquela cara de aspirador retorcido -.-
Há pessoas lentas e pessoas leeentas xD