Páginas

25 de mar de 2015

Pequenos esclarecimentos sobre Português

Eu devo ter alguma espécie de problema com erros ortográficos (e não estou a falar do Novo Acordo), mas quando vejo um erro ortográfico fico quase em estado de desespero.
Vamos lá esclarecer umas coisas bastante simples. O "á" não se usa fora das palavras (palavras como "Olá"), não há cá coisas como: "Para a semana vou á mercearia." "Fui buscar o carregador á cozinha". Não há nada de "á" fora das palavras. Vamos lá pensar, se não há "á" fora das palavras, usamos o quê nos exemplos (por exemplo) que referi? O "à", sim, o "à". Outro exemplo: " Não me apetece nada ir à escola.".
E agora, uma coisa que eu me farto de ver por este mundo fora é pessoas a usarem o "à" em questões como "À tanto tempo que não sorrio..." em vez de " tanto tempo que não sorrio...", quando tiverem dúvidas façam esta questão "O que é que existe/há?", no caso apresentado é o tempo que existe. Outro exemplo: " Felizmente luar.", o que é que existe? O luar. " ali uma cadeira.", o que é que existe ali? Uma cadeira.
Simples não é? Vá, vamos lá usar isto.

25 comentários:

Diana Spencer disse...

que bom, não sou a única neste mundo assim!
fico louca com erros, principalmente o do "à" e "há". que raiva, aprendam a distinguir, é tão simples!

Ruthe disse...

Por vezes acontece quando estás tão focada a escrever confundir os dois, obviamente que se fizeres revisao dás conta mas muita gente não o faz

Hope disse...

ahahah também mete-me impressão quando utilizam mal isso do "à" em vez do "há".

Sofia disse...

Isso irrita-me imenso também! :c

Rafael Souza disse...

Não vale a pena o esforço, rapariga... Ninguém liga.

Mas é bom saber que não há mais gente a entrar em pânico cada vez que o português leva um pontapé (e isto dos há/à/á já nem está tão grave; os outros problemas -- daqueles que passam despercebidos -- fazem-me preferir a cegueira à leitura de muito atentado que por aí se vai escrevendo).

:|

Pips disse...

És tu e eu! Eu vejo um erro e tenho de me controlar MUITO para não corrigir logo à pessoa, dá-me uma comichão ver algum erro >.<

Violet disse...

Obrigada, a sério. Andava à espera de um post do género há muito tempo (estava inclusive a pensar fazer um). Quando vejo esses erros num texto super bem escrito dói-me imenso (lá está, porque estava a gostar de o ler)

joguser disse...

Elas desculpam-se com a dificuldade de meter acentos com os telemóveis.
Era mais simples que, em vez de tentarem decorar, procurassem aprender as regras.
Há, é uma forma do verbo haver.
À é a contração da preposição "a", como artigo "a". Não dizemos "fui a a casa da Maria". Fazemos a contração do "a" preposição, com o "a" artigo definido, feminino, singular. Esta é a origem do "à". Se aprendermos isto e aprendermos a ver quando estamos na presença do verbo haver, deixamos de andar a escrever à sorte. Atiram-se os dois "as" ao ar e deixamos conforme caírem? ahahah

camaleão disse...

R: fui eu que escrevi, sim. :-)

F. disse...

Acontece , mas há erros que são derivados da falta de atenção

Caty disse...

Coisas que aprendi no 1º ou 2º ano parece que o ensino de algumas pessoas foi diferente do meu xD

Cloe O. disse...

Quando fazem uma frase com o "á", só dá vontade de distribuir chapadas xD

joguser disse...

Olha, hoje descobri uma que está a pensar "tirar a pós graduação que anda para tirar à muito tempo".
Apeteceu-me perguntar-lhe como é que alguém consegue entrar na faculdade e tirar uma licenciatura, a dar erros desta natureza.
É falta de rigor do aluno e de quem o passou ao longo dos anos. :/

Kiara disse...

Há erros que ainda se percebem minimamente, mas há outros que dão vontade de fugir!

Luna Augustus disse...

Seria tão mais fácil se as pessoas o soubessem!
R: Obrigada :)

Xana disse...

Eu por acaso dou alguns erros, mas é por não estar concentrada totalmente, mas se volto a ler com atenção dou conta que estão lá os erros

Beatrice disse...

Tambem nao gosto nada de ver este erro. Sempre que vejo algo do tipo digo e tento explicar o porquê de estar mal

Tulipa Negra disse...

Também sou um bocadinho assim mas admito que também cometo erros - não esses - especialmente quando escrevo rápido.

Violet disse...

R: Não dá para comentar o post porque eu tinha "proibido" comentários nesse post, mas obrigada pelas palavras de apoio e os conselhos, muito obrigada!

As* disse...

eu costumo confundir um pouco , sou uma taralhoca mas acho que tenho melhorado no que toca a erros ortográficos !

Ember Blue disse...

Professora Luna em altas :)
Beijinhos*

Amante Japonesa disse...

Eu admito que dou muitos erros :S

Nea* disse...

Eu de vez em quando não penso e escrevo coisas do género xD

Green disse...

Muito bem! É pena é estas coisas não serem lidas pelas pessoas certas :)

annie lancaster disse...

Issl irrita-me bastante