Páginas

24 de jul de 2015

O aprender a conduzir...Ou quase.


Tentei meter o carro da minha mãe na garagem e isto tem uma espécie de rampa, sendo que no fim da rampa há um muro a uns 5 metros, com 2 aulas de condução lá faço o que me ensinaram, pé na embraiagem, mudança na 1ª, destravo o carro e claro que o carro foi para trás (uns centímetros), a mulher assustou-se toda que quase lhe saltaram as órbitas, eu meto o pé no travão claro está, nem me deu tempo para encontrar o ponto de embraiagem e começar a acelerar, mandou-me logo sair do carro arrependidíssima de ter acedido ao meu pedido. 
Eu até gosto de ter aulas de condução, é esquisito pegar no carro, mas lá se faz...Meter o carro a andar é fácil, guiar pelas ruas e assim (praticamente é só ajustar o volante e ir metendo mudanças, nesta fase inicial), o que eu acho complicado para já é fazer os pontos de embraiagem "rápido"...Já me tinham avisado quanto a isto, por acaso.
E vocês, já sabem/andam a aprender a conduzir? Gostam? O que acharam mais difícil?

27 comentários:

Green disse...

Tirei a carta em 2009, e confesso que na altura era mesmo muito atrofiante conduzir. Actualmente não tenho quaisquer dificuldades, conduzo para qualquer lado e qualquer carro, tranquilamente, e adoro conduzir.

Lexie disse...

É como eu digo, conduzir é fácil, fazer as manobras e assim é que é mais complicado :p

Briana disse...

Eu adoro conduzir.. Mas não gosto de andar a conduzir o carro dos outros, mesmo o dos meus pais.. A responsabilidade é outra.

Mary Jane disse...

r: não, acredita que no Porto se trabalha tanto como em Coimbra, aliás, a minha explicadora de português é professora de Direito em Coimbra e sempre me transmitiu a ideia de que o prestígio da universidade já só se mantém na mente das pessoas...

Mary Jane disse...

r: não é isso que estou a falar, aquilo que eu vejo de Coimbra são pessoas a gabar-se que são superiores, e cada vez mais as pessoas estão a tomar consciência que o prestígio de Coimbra já morreu à algum tempo...
tive 15 e estou à espera dos resultados da segunda fase...

Mary Jane disse...

15.8

Mary Jane disse...

sim, e eu tive 15 a português, não achei dificil

Mary Jane disse...

r: se calhar não entenderam a composição...
a segunda fase em termos de gramática também foi puxadinha...

Mary Jane disse...

r: era óbvio que ia sair Sophia de Mello Breyner, a única matéria com conteúdo que demos no 10 ano foram os poetas do século XX... se não tinha saído poesia no exame do 9 ano era óbvio que nos ia sair a nós... e depois este ano os filhos de Sophia deram os apontamentos dela à Biblioteca Nacional em Lisboa, já para não falar do facto do esqueleto dela ter saido movido para outro local... era polémica a mais para depois não haver nada nos exames, assim como quando algum escritor morre é óbvio que vai sair no exame...

obsidiana disse...

Na escola de certeza conduzes um diesel, onde é muito mais fácil fazer ponto de embraiagem. Quando passares para um a gasolina, vais ter as mesmas dificuldades de toda a gente.
Agora os carros modernos, já vêm com um auxiliar de arranque em subida, que mantém o carro travado durante 2 segundos (ou até começar a andar) e não é necessário fazer ponto de embraiagem.

Mary Jane disse...

r: sim, lá isso é verdade!

Mary Jane disse...

r: não, ainda não me deram a ficha ENES!

Violet disse...

Eu ainda não aprendi (também ainda só tenho 15 anos), mas também não estou tão entusiasmada como a maior parte dos meus amigos.

Rita disse...

Tenho a carta à dois anos. Confesso que nem todas as aulas me correram bem mas ninguém nasce ensinado. Há sempre aquelas pessoas que antes de terem idade para ter carta já tinham conduzido uma vez ou outra, eu não. Mas agora, excepto quando vou para sitios que não conheço bem, já é tudo tão automático que penso que o carro já sabe o caminho de cor:P

Mary Jane disse...

r: não, a minha escola está demasiado atrasada xd

Maria disse...

Eu adoro conduzir. Já tenho carta há 7 anos!

Maria disse...

R: eu apenas conduzi um carro com mudanças aquando das aulas de condução. Desde essa altura que conduzo um carro automático. Contudo, não foi difícil. Tens de ter confiança em ti e não entrar em stress.

Maria disse...

R: estacionar, talvez.

Rafaela disse...

r: quando uma pessoa nos transmite confiança é mais facil :)

Mary Jane disse...

r: é verdade, eu daqui a pouco vou de férias e não tenho issoi tratado xd

madalena disse...

Já tenho a carta há uns meses, e agora conduzir é quase tão banal como andar a pé para mim. Mas quando comecei com as aulas de condução, a minha mãe também me punha a conduzir o carro dela de vez em quando e... enfim, que desastre :P
A condução é uma questão de primeiro aprendizagem, e depois de muito treino :)

Rita disse...

depois com a prática é tudo mais fácil ;)

o bo(l)bo da corte disse...

Quando tirei a carta, já andava de mota há muito tempo e aprendi os segredos do ponto de embraiagem a tentar fazer "cavalinhos". Nunca me saí muito bem nos "cavalinhos", mas fiquei mestre no ponto de embraiagem. :)

o bo(l)bo da corte disse...

O segredo é treinar muito, até a coisa se tornar automática. A base para uma boa condução, são os automatismos. :)

J. disse...

Haha isso aconteceu-me uma vez que tentei por o carro de marcha atrás na garagem, claro que foi o meu pai que acabou por fazer isso. Na verdade já o tinha feito uma vez antes e consegui, não sei porque é que na segunda vez aquilo correu pro torto. Mas é normal, ainda estás no inicio...
r: Então porque? haha xD
r2: A sério? Essa é uma coisa que nem ouço falar por aqui... Essas páginas estão nos sites das universidades? ... Boh, dar até dá, mas ele é um bocado seco por sms/facebook (tanto faz) e se eu começar a falar com ele assim do nada, outra vez, ele vai começar a desconfiar :s Pois, já previa isso... E correu bem? Eu tenho um bocado de receio em andar na "cidade" e sobretudo nos cruzamentos xD
Nem sabia que isso existia, não devo ter, mas tenho aquele chat do mail ...

A Gata de Saltos Altos disse...

Fizeste-me lembrar a minha primeira aula de condução. Quando cheguei a casa já vinha armada em chica esperta e também quis tirar o carro da garagem e andar um bocadinho. O problema era o caminho inclinado! Tive de parar (já não sei bem porquê) e quando fui para arrancar era só HUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM, HUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM! Não sei se deu para perceber o som, mas basicamente não estava a conseguir fazer o ponto de embraiagem! A minha mãe só dizia "estás a gastar gasolina, estás a gastar gasolina"! Uma comédia! Eheheh

Beijinhos *

http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

Filipa disse...

Tenho a carta à 6 meses e mal conduzo, pois a minha mãe está constantemente a puxar o travão de mão se o carro ao arrancar descair meio centímetro, se vamos a algum local está sempre a dar dicas, ora são as passadeiras, ora é "reduz, reduz reduz"... não tenho paciência nenhuma!