Páginas

26 de ago de 2015

O Respeito


Ensinam-nos desde pequenos que devemos sempre respeitar os outros, no matter what. Respeitar as suas crenças, religiões, ideais de vida, orientação sexual, opções, etc. Ou deviam ensinar-nos isso. Mas o que é que fazemos quando não o somos? Ninguém nos diz o que fazer quando damos pelas pessoas a não exercer a reciprocidade do respeito. O que esperar de alguém que apregoa falsos valores morais? O que fazer quando alguém faz comentários ordinários sobre o quão a homossexualidade é horrível e um pecado, que as pessoas de cor não têm direito a opinião nem o direito a ter cargos notáveis na sociedade, que as mulheres têm de se subjugar aos homens porque são seres inferiores e que quem não acredita em divindades não passa de um mero animal? E quando se ouvem coisas como estas de pessoas que vão religiosamente à missa todos os domingos, rezam com um ar compenetrado e devoto, e ai de alguém que ouse dizer que não acredite em Deus, porque passa da categoria de ser humano decente para escória?
Surpreendentemente,  o facto de não acreditar em algo transcendente não me impede de ter valores morais, nunca impediu e não é agora que vai começar. 
Damn right it won't.

18 comentários:

TheNotSoGirlyGirl disse...

Muito bem dito! adorei

Ísis disse...

Penso exactamente como tu.

Marta Moura disse...

Pois, eu não sou católica mas considero-me muito mais 'católica' do que muita gente que por aí anda. Passo-me com este cinismo!

esperto que nem um alho disse...

Eu penso que todas essas atitudes se devem à ignorância e estupidez.
Se fossemos ver o mundo pelos olhos dessas pessoas, então eles seriam os primeiros a serem discriminados, como seres pouco inteligentes, condicionados por ideias retrógradas impingidas na igreja.
Prefiro ignorá-los... :/

P.S. Finalmente deste sinais de vida. lol
Fazes umas ausências tão prolongadas, pá... ahahah

Caty disse...

Ir à missa não diz nada acerca de moral das pessoas...

Briana disse...

As pessoas que dizem religiosamente que se deve respeitar os outros como iguais muitas vezes são as primeiras a apontar o dedo por causa da cor, sexo e homossexualidade

Ísis disse...

r: Obrigada minha querida.

J. disse...

Nem mais!
r: Pois, isso é, sem dúvida, um factor a ter em conta!

Leo disse...

O respeito só é merecido quando é recíproco.

Rafaela disse...

Já sabia que tinhas essa opiniao, visto que já me contaste.
E tens toda a razao. As pessoas vão a missa so para mostrarem que sao bons catolicos, mas depois falham nas coisas mais importantes.

r: pois é verdade, chega a tornar-se irritante.

Ana disse...

R: É um grande alívio de verdade :)

Luna Augustus disse...

R: Obrigada!

Filipa Mota disse...

Há tantas velhotas assim aqui na vila, as chamadas ratas de sacristia, que estão sempre a dar lições de moral e anda sempre atrás do padre e depois na casa delas é o que se vê...
Beijinhos* GIVEAWAY A DECORRER

r: Obrigada :)) A minha média atual esta em 14 e qualquer coisa mas eu ainda não tenho desenho do 1º semestre feito...

C disse...

o ir à missa não te faz melhor ou pior, não diz nada sobre os teus valores ou não. há quem cometa as piores atrocidades mas está todos os domingos na missa a pregoar pela fé e a dar lições de moral. odeio

C disse...

r: nada de especial, a maior parte aconteceu de manhã e só entro às 16. podes ter valores e não acreditar no quer que seja, uma coisa não invalida a outra. a última vez que fui à missa foi num casamento e até aí revirei os olhos, sou contra essas demonstrações públicas de fé, podes acreditar sem impingir isso às pessoas

J. disse...

r: Que sorte! Pois, imagino... Oh, a sério? Há pessoas que só se importam em ir aos centros comerciais, para elas, isso é que é passear --' Pois... Adorava mesmo ir lá!! :p

P' disse...

É como eu digo «queres respeito dá-te ao respeito». Pessoas que agem assim não merecem respeito porque não respeitam ninguém, se formos a ver nem a elas mesmas respeitam portanto... E acho que essas pessoas agarradas à religião costumam ser as piores porque só usam a bíblia para o que lhes convém e não a lêem com olhos de ver mas acham que têm a razão deste mundo e do outro porque supostamente a crença deles é uma «verdade absoluta»

Green disse...

Mas não podia concordar mais contigo, melhor não diria!!